Material - Plastisol



O QUE É O PLASTISOL?


Plastisol é a denominação dada às dispersões de resinas de PVC, obtidas pelos processos de polimerização em emulsão ou microsuspensão, em líquidos orgânicos, notadamente plastificantes que, de acordo com a aplicação, podem ser formulados para se obter características como atoxicidade, resistência à água, óleos,fungos, dentre outras.
Plastissóis podem exibir um amplo comportamento reológico, dependendo das características da resina de PVC utilizada em sua formulação. Características como tamanho médio, distribuição de tamanho e formato das partículas determinam qual o tipo de comportamento reológico apresentado pelo plastisol.

Plastisol pode ser utilizado em processos de:

Imersão a quente


O princípio desse método é a imersão de um molde (ou de um objeto que se deseja revestir), previamente aquecido, em uma pasta, sendo o mesmo retirado logo em seguida. Aguarda-se um determinado tempo para que o excesso de plastisol escorra e aquece-se a camada aderida ao molde para fusão da mesma.
Exemplos de produtos revestidos por esse processo são : Gancheiras, fitness, cabos de ferramentas, correntes metálicas.


Processo por Moldagem


Moldagem é o processo mecânico onde são obtidas peças utilizando matéria-prima não sólida. Esta pode estar em formato líquido, como o plastisol. Esta técnica consiste na colocação do plastisol em um molde, dividido em duas ou mais partes, dependendo da complexidade da forma final da peça, onde, a obtenção da peça moldada pode acontecer pelo simples aquecimento em estufa a 180 º C.


Slush moulding


Este processo é utilizado para a fabricação de peças ocas abertas em uma das extremidades, competindo e alguns casos com o processo de moldagem rotacional. Caracteriza-se ainda pelo fato de que, na maioria dos casos, todas as operações são desenvolvidas manualmente, quase que artesanalmente, apesar de existirem equipamentos bastante automatizados para produção de peças mais complexas. Diversos produtos são fabricados por essa técnica, podendo ser destacados brinquedos e peças técnicas.


Moldagem rotacional ou rotomoldagem


É a técnica utilizada para a moldagem de peças ocas tais como bolas e partes de bonecas por exemplo cabeça.. Dentre as principais vantagens oferecidas por esse processo, valem ser destacadas:
- obtenção de artigos com paredes de espessura uniforme e alto detalhamento superficial;
- controle preciso do peso das peças moldadas;
- baixo grau de contaminação do plastisol durante o processo;
- baixa perda de material no processamento, com pouca ou nenhuma geração de aparas;
- baixo custo.
O principio da moldagem rotacional é simples: um molde aberto é preenchido com uma quantidade dosada de plastisol, sendo que essa operação de carga pode ser realizada manualmente ou pela utilização de dosadores automáticos.